Livro: PANDEMIA, POLÍTICA ECONÔMICA E AS MUDANÇAS DA ORDEM JURÍDICA

03/01/2021 15:18

APRESENTAÇÃO:  Pandemia, Política Econômica e as Mudanças da Ordem Jurídica

Quais são os frutos que estamos colhendo para enfrentar a pandemia de COVID-19? A política econômica adotada, seja ela democrática ou não, reflete na produção e na quantidade dos meios empregados para superar os dilemas socioeconômicos produzidos. Nesse contexto, pesquisadores e pesquisadoras de diversas localidades reuniram-se a fim de refletir sobre as transformações ocorridas na Ordem Jurídica e produziram estudos analíticos sobre o enfrentamento da pandemia de COVID-19 e seus desdobramentos. 

A obra é composta de trabalhos com diversas abordagens sobre o tema, produzidos por docentes e discentes das universidades , tais como: PUC Minas, UFMG, UEMG, UFPI, UFRGS UFJF, USP, UFV e de Instituições de Ensino Superior estrangeiras (Uruguai e Argentina) que investigaram, debateram e trocaram informações sobre os acontecimentos durante esse longo e difícil ano de 2020, objetivando contribuir socialmente, seja com análises críticas, seja com sugestões relevantes, a fim de superar/minimizar as dificuldades jurídicas e sociais advindas da pandemia. Todos reunidos especialmente por intermédio do Grupo de Estudos da Fundação Brasileira de Direito Econômico (FBDE) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Direito Econômico – Washington Peluso Albino de Souza.  

O livro possui textos curtos inéditos e não inéditos, trabalhados em coletânea e devidos em temáticas, proporcionando assim ao leitor o acesso rápido à conteúdos jurídicos sobre a “Pandemia, Política Econômica e as Mudanças da Ordem Jurídica”. Ademais, os capítulos possibilitam uma visão holística do tema pelo enfoque prioritário do Direito Econômico, bem como de diversas áreas afins do Direito. Temas como saúde, trabalho, cooperativismo, redução do Estado, planejamento, poder econômico privado, urbanismo e a pessoa idosa foram versados sob a ótica das consequências e mutações jurídicas produzidas pela pandemia.

Estruturalmente o livro possui inúmeros coautores professores de cursos de pós-graduação e é organizado por pesquisadores do Direito Econômico, ou seja: os professores Giovani Clark (PUC Minas), Ricardo Antônio Lucas Camargo (UFRGS) e Samuel Pontes do Nascimento (UFPI). É possível localizar a qualificação dos autores e sumário que visam facilitar a exploração dos conhecimentos guardados na obra. Ainda, é relevante destacar que as pesquisas aqui desenvolvidas evidencia o apoio mútuo entre grupos de pesquisas e pesquisadores de lugares diferentes, inclusive de âmbito internacional, ampliando laços, afinidade e desenvolvendo os conhecimentos da área do Direito Econômico, reconstruindo assim outros olhares e ações quanto as políticas econômicas adotadas seja em face de tempos de crise pandêmica ou em tempos “normais.” 

Deseja boa leitura a todos e que os paradigmas anteriormente fixados e perturbados pela presente pesquisa acadêmica, possam ser repensados com frutos e impactos positivos para todos e todas!

 

livro pandemia politica economica.pdf