Livro: PANDEMIA, POLÍTICA ECONÔMICA E AS MUDANÇAS DA ORDEM JURÍDICA 2º ED.

04/06/2022 12:34

NOTA SOBRE A SEGUNDA EDIÇÃO 

 

A pandemia não terminou. A necessidade do cuidado com a saúde pública brasileira continua. Como já esperado, a situação socioeconômica e ecológica nacional piorou, inclusive já retornamos ao velho quadro de inflação elevada. Assim sendo, nesses dias sombrios somos afligidos com o: luto, desemprego, aumento exorbitante dos custos dos alimentos, crise hídrica, debilidade democrática, desmonte da educação, nuvens de poeira, desmatamento crescente – uma realidade nacional preocupante que muitos teimam em negar. Ademais, a miséria voltou a ser notícia cotidiana nas mídias nacionais, gerando indagações na sociedade sobre quando a melhora das condições sociais chegará na vida e nos corpos da maioria dos brasileiros e não mais conviveremos com preços proibitivos dos itens cotidianos, por exemplo. 

Portanto, iremos renovar a pergunta apresentada na primeira edição da obra: quais são as lições colhidas com o enfrentamento da pandemia de COVID-19 e quais são os legados deixados para enfrentar futuras crises – sociais/políticas/econômicas e sanitárias? 

Nesta segunda edição, acrescemos novos artigos versando sobre o contexto pandêmico (não findado ainda), que buscam trazer outras reflexões quanto às consequências das escolhas políticas e econômicas recentes, bem como dos seus acertos e desacertos e as perspectivas de alteração do quadro social. São textos instigantes, revelando alguns problemas enfrentados e os rumos das instituições brasileiras, sobretudo escritos a partir da ótica jurídica, tais como: saneamento básico, compra de vacinas, SUS, federalismo, cooperativismo, concentração financeira e desestatizações. 

Por fim, também estamos em tempos de reorganizar, juntar forças, cooperar e solidarizar, inclusive, nesse momento adverso, vozes da Ciência do Direito têm se unido em prol da democracia e do desenvolvimento planejado. Entre esses novos arranjos das forças sociais, destacamos a formação nacional da Rede de Professores e Pesquisadores de Direito Econômico, da qual vários membros são coautores desta obra coletiva, demonstrando assim suas preocupações com nossos possíveis destinos. Na sequência desta nota, o leitor encontrará ainda o manifesto que inspirou a organização da referida rede, por sinal aberta à novos participantes.

Fazemos votos de boa leitura a todos.

E-book - Pandemia política econômica - vol. 2.pdf